segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ATÉ QUANDO HEIN LUXA????

Realmente desanima! to começando a me sentir chato, repetitivo. mais uma vez escreverei do nosso "grande" técnico, estrategista e professor. Mais uma vez reclamarei da torcida que quer culpar juiz, mas não quer ver nossos próprios erros.

Como o Luxa pôde escalar o Angelim? Gosto dele muito antes do gol do título em 2009. Nunca arranjou problema, sempre foi comprometido e esforçado, honrou a camisa, e até pouco tempo atrás poucos vezes nos comprometeu. Mas a idade chega porra! Infelizmente! Chegou pro ZicoDi Stefano, Maradona, Pelé, Puskas, Romário, aos poucos pro Ronaldinho, vai chegar pro Messi etc. Por que o Angelim seria imune? Ele não consegue correr. É por na frente que ele perderá todas. O Aírton não foi um zagueiro coringa em 2009? Por que não pode ser mais? Pegasse até um garoto da base, mas colocar o Angelim sabendo que ele não rende mais é injusto com ele que é ídolo de muitos e vai acabar sendo crucificado desnecessária e injustamente.

Se lembram no carioca, nos jogos contra o Ceará e no começo do próprio brasileiro os mil gols de lançamento na área tomados? Qualquer lance imaginável de bola aérea era um Zico nos acuda. Se não lembram, vejam os gols que tomamos na época. Parece que o problema voltou. Hoje tomamos um gol idêntico ao do jogo contra o Cruzeiro, mais uma vez me pergunto como num escanteio um jogador pode ficar sozinho na pequena área?

Quando vi que o Thomás ia começar jogando, me senti como o Hitler quando assinou com o Stalin o Pacto Molotov-Ribbentrop. Eu queria matar meu inimigo quando escalei o Thomás, mas estendi minha mão a ele quando coloquei o Angelim. A diferença é que o Hitler traiu o pacto e acabou atacando a União Soviética, o Luxa fez o contrário, estendeu ainda mais a mão pro inimigo. Até onde sei, um meia/ponta joga à frente de um cabeça de área; até onde eu sei, o Thomás é mais habilidoso que o Willians; até onde eu sei, quando você quer fazer gols e buscar um jogo perdido, você põe, ou pelo TENTA por, seu time mais pra frente, e/ou põe jogadores mais habilidosos que possam vir a fazer algo num lampejo de genialidade. Vão dizer que o Thomás não estava bem no jogo, que eu to sendo puxa saco etc. Sei que ele não estava bem no jogo e que não é porque eu to confiando muito nele que todos tem que fazer o mesmo. Mas é indiscutível que ele joga mais a frente e tem mais habilidade que o Willians, então, se era pra substitui-lo, coloca-se o Negueba e o Diego Maurício. Por mais que não goste lá deles, pelo menos faria alguma lógica.

Qual foi a 2ª substituição, mesmo? Tirou um cabeça de área, o Aírton, e pôs um meia, o Fierro. Resumindo, mais uma vez ele percebe que fez merda e tenta corrigir tarde demais. Queria ver a habilidade oculta ou latente que o Luxa vê no Fierro. Cheguei a ver um pouco dele no Colo-Colo e confesso que quando ele veio, na época estávamos naquela carência de meias em 2008, achei que poderia ser uma boa. Mas já passaram 3 anos e NADA! Por bem menos o Flamengo mandou embora Maxi, Peralta, El Tigre, Sambueza e outros gringos. E não me surpreenderá se mandarem o Bottinelli embora antes do Fierro. E mesmo tentando voltar ao posicionamento original, não dava. Reparem como o Thomás encosta e tabela mais com o Leo Moura pela linha de fundo, abrindo mais o jogo, enquanto que o Fierro joga pelo meio. Perguntem ao Leo quem ele prefere do lado dele e tenho certeza da resposta. Com o Thomás ele poderia receber alguma bola depois de uma tabela e cruzar à área, ou então enfiar o garoto pra arrancar pela linha de fundo, como vocês viram contra o Cruzeiro. Com o Fierro ele só devolvia o jogo pro meio, cortava pra trás e com aquela esquerda Mr. Magoo que ele tem, só restava dar ali na meiuca pra ele ou pro Thiago. Sacaneio a perna esquerda do Leo, não é nada pessoal não, até porque não me lembro agora de muitos laterais que sabem usar ambas as pernas. Mas no time do Flamengo de 81 não tinha nenhum canhoto, nem mesmo o lateral esquerdo (Junior) e o ponta esquerda (Lico) e todos usavam as duas pernas na maior facilidade, inclusive o Leandro e o Toninho Baiano (laterais direitos), frequentemente pra dar o come no marcador cortavam pra trás e lançavam de canhoto  por que hoje em dia nego não pode aprender? Ok, o Leo é melhor 90% dos que tem hoje por aí e pode não ser justo condená-lo, mas tenho certeza que é questão de treino. Todo mundo sabe que pro canhoto é bem mais complicada e nem vou falar do Messi não, fico com o Lodeiro mesmo. Vou postar um vídeo dele e dá pra ver que a direita não é 100% cega, inclusive ele marca um golaço com 3min e 24s.

Como falei que ia comentar o lance do pênalti, é óbvio que ele ocorreu e que provavelmente o Flamengo acreditaria mais no jogo, mas não tem como tirar o mérito do Coritiba. Tampouco ficar nessa teoria da conspiração porque ainda não marcaram nenhum pênalti a nosso favor no campeonato, esse juiz também não marcou nenhum ainda e hoje foi mais um que ele deixou de dar. Tirando o lance no começo do jogo que o Thiago bate cruzado e o Deivid chega um segundo atrasado de carrinho e a falta do Ronaldinho no final do jogo não me lembro agora de cabeça outro chute de perigo. Mantenho a crítica ao Luxa que queimou o Thomás e junto dessa atitude duas substituições que serviram para piorar o jogo; que escalou um ex-jogador na zaga; e por último, que ficou o jogo todo pentelhando o juiz e por pouco não foi expulso. Na boa, ele ta parecendo o Cuca que sempre justifica os fracassos na arbitragem. Reclamar do juiz é bom quando o jogador sabe o limite, aí você dá uma pressionada e no próximo lance duvidoso ele provavelmente vai marcar a seu favor. O que o Luxa faz é completamente errado. Ele já prejudicou o time contra o Ceará nessa porra e gostaria que a torcida refletisse se ele é técnico pra Libertadores. Lá a catimba e a violência serão ainda maiores, assim como a tolerância com as mesmas. Pra um técnico que vive dizendo que a meta é chegar à Libertadores, ele podia começar a rever a maneira que vai fazer pra jogar a mesma.

Enfim, to tentando aqui escrever mais e não sai. Tirando o Felipe, ninguém salvou no time hoje. Jogar no sul do país é uma merda pro Flamengo e a gente não consegue resolver essa porra dessa tradição negativa de uma vez. o Juventude vivia complicando a gente, o Atlético-PR só agora nós ganhamos deles, o Paraná se não me falha a memória a escrita foi quebrada em 2006 ou então na Libertadores de 2007 e a partir daí a problemática acabou. Com o Coritiba pelo jeito ela continua e confesso que não sei os números contra Avaí e Figueirense. Falando em Figueirense, é nosso próximo jogo, em casa. Valendo 6 pontos, não tem desculpa do Luxa segurar empate dizendo que a meta é só a Libertadores que não ta pensando em título. É vencer ou vencer. Uma vitória deixa a gente 2 pontos na frente deles e vale lembrar que Botafogo e Fluminense ainda se enfrentam. Ou seja, um dos dois certamente perderá pontos. O que significa que vencer o Figueira semana que vem é nos dar a posição deles e teoricamente a de Botafogo e/ou Fluminense. Uma vitória que dará duas ou até 3 posições é indispensável pra a gente entrar ali na zona. Lembrando que pegaremos um Inter muito provavelmente sem mais nenhuma aspiração, em casa; e dependendo de resultado até o Atlético-GO já salvo de rebaixamento também sem aspiração, e o Vasco já sem chance de título idem. Reclamar que demos azar com a tabela no final nós não podemos.


Saudações Rubro Negras



P.S. 15 de Novembro aniversário do nosso Mengão. O time de basquete disputa a final do carioca e haverá um lançamento de um livro sobre o ano de 81 na Gávea. Isso tudo entre outras atrações a partir das 7 da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário