sexta-feira, 22 de julho de 2011

AO POVO O QUE É DO POVO


Dia 28, haverá a audiência pública no MPF (Ministério Público Federal) como dito no post “DOMINGO EU VOU AO MARACANÔ. Já menosprezaram e vieram com o “não vai adiantar nada mesmo” do brazileirinho. Como dizia Nelson Rodrigues, o brasileiro tem complexo de vira lata. Todos adoram vestir uma camisa do Che Guevara e achar bonita a luta. Mas na hora de lutar por algo, só há mobilização pelo Big Brother. Enfim, aos interessados, lembro que as obras foram liberadas sob consulta prévia. Portanto, são I-L-E-G-A-I-S! O próprio procurador ambiental, valendo-se do tombamento do estádio, foi quem convocou a audiência cujo tema é: MARACANà PRESENTE E FUTURO. Como se vê, a atitude partiu do próprio poder público. O procurador não quer as obras, mas tem receio do povo querer e ele ser odiado. Cabe ao povo mostrar que não quer as obras, pelo menos NÃO DESSE JEITO.
Já ouvi que estamos agindo tarde demais. Qual foi a parte do sob consulta PRÉVIA que não ficou clara? Acham que não tem como fazer nada porque já está quebrado? Do mesmo modo que quebraram para construir o atual projeto que certamente sofrerá qualquer mudança que possa encarecê-lo. Por que não podem alterar o projeto pra incluir nele ao menos um setor popular? No Beira-Rio, atrás do gol, aonde ficam as barras do Inter, as cadeiras serão retiradas depois da copa. Por que não é possível algo semelhante no Maracanã? Lembro ainda que como bem tombado, não deve sofrer uma DEMOLIÇÃO como sofreu por dentro. O representante no Rio de Janeiro do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que a autorizou a demolição rasgando o tombamento, pediu demissão devido a pressão que sofreu dentro do PRÓPRIO IPHAN. O presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas) continua insistindo na obra da cobertura, que encareceria a obra em 300 milhões (a reforma do Delle Alpi, em Turim, é de 386 milhões. Ou seja, só a cobertura do Maracanã custa quase um estádio todo). O pretexto é de que engenheiros revisaram a cobertura e ela apresentou rachaduras que farão a estrutura desabar no futuro. Deixo as reflexões: em 2007, no pan americano, a estrutura foi considerada PERFEITA. Em tão pouco tempo tudo pode desabar? A EMOP, que da a desculpa da segurança do público, teria deixado então o público morrer se não fosse pela copa? A vistoria que segundo eles foi feita, foi realizada por causa da Copa. Deixo as duas perguntas por que na última audiência, na ALERJ, ambos foram questionados sobre isso, inclusive pelo deputado Luiz Paulo, e ambos desconversaram.



MARCHA DO DIA 30
Vamos lá, a mídia INTERNACIONAL estará presente. São estimados 800 jornalistas do mundo todo. Aqui no Brasil é certo a UOL, a ESPN e toda a mídia da esquerda se fazerem presentes. As exigências absurdas da FIFA não são de agora, na Alemanha, como eu disse no post “DOMINGO EU VOU AO MARACANÔ tiveram que peitar a FIFA. Raciocinemos um pouco, o mundo vive uma crise econômica, os times de futebol do mundo inteiro estão em déficit, e a FIFA todo ano apresenta um lucro absurdo nas suas contas, muito estranho não? Todo o futebol sofre e a entidade máxima dele se dá bem?
A bateria de uma escola de samba de Laranjeiras estará lá. Então, se você é daqueles brasileiros que contanto que tenha uma cervejinha gelada e um sambinha tocando está feliz da vida, vai também que tu vai curtir. Com certeza vai ter ambulante vendendo cerveja gelada.
O protesto ainda vai muito além. Só dando alguns exemplos, o museu do índio no entorno do Maracanã, será reformado, mas ninguém garantiu aos índios a posse do mesmo. Tem muito sem teto sendo expulso de suas moradias para obras como, por exemplo, a da Trans Oeste. Os metroviários estão revoltados porque o governo quer comprar três trens chineses para o metrô, construí-los aqui sairia um terço do preço. A estação da Cidade Nova que é EXTREMAMENTE INÚTIL já que logo ali tem a do Estácio, estima-se que custará 1 bilhão e 300 milhões, sem contar a da Rua Uruguai. Os ambulantes já estão cientes que não levarão porra nenhuma devido aos contratos de exclusividade com os patrocinadores. No pan, por exemplo, foi proibido levar comida e bebida para dentro do estádio porque você tinha que consumir na lanchonete. Não será permitido vender camisas ou bandeiras das seleções, o consumo de tais produtos deverá ser feito em uma loja. Pra quem foi ao FIFA fan fest ou à Copa do Mundo de futsal, sabe a que tipo de loja me refiro. Há contratos JÁ assinados entre cooperativas de táxi e hotéis. Logo, algumas cooperativas vão lucrar e os taxistas não.
         Pelo que estou sabendo, as obras no Mané Garrincha estão paradas. Se eu estiver errado me corrijam e desculpa o erro, logo, não podemos achar que é impossível conseguir alguma coisa com relação ao Maracanã.




Um comentário:

  1. O negócio, eh as pessoas nao serem comodistas e terem atitude. Gostei deste post. Bj Carina

    ResponderExcluir