terça-feira, 29 de novembro de 2011

O QUE QUE EU VINHA DIZENDO? A 1 PONTO DA AMÉRICA


Serei curto porque não é pra comentar jogo. Desde o empate com o Figueira que falei que o jogo contra o Inter seria crucial. Geral reclamando que era obrigação ganhar do Atlético se quisesse ir à Libertadores. Empatamos e a maioria esmagadora falando merda que não iríamos à Libertadores porque o Luxa não quis o Adriano no início do ano, que se ele viesse seríamos campeões (as vezes queria ser surdo). Podem voltar aos últimos posts e ler que falei que não era nada tão alarmante porque nossos adversários se enfrentavam, era questão de ganharmos o nosso confronto direto e estaríamos quase lá. Confiram no último parágrafo do post "não é time sem vergonha, e sim time sem coragem" que falo que 2 empates e 1 vitória deveriam bastar. Não sei mais de futebol que ninguém, só sei ver as coisas e analisá-las sem raiva idiota. Fiquei puto como todo mundo depois do empate com o Figueira. Com o Atlético fiquei menos, a falta de tesão em vencer e cometários retardados me deixaram mais. Mas ganhamos do Inter e foda-se tudo!

Alguns falarão: "várias vezes a gente ganha e você contesta isso ou aquilo." Sim, mas as coisas que contesto, faço porque embora não tenham prejudicaram naquele dia, não serão inócuas até o fim, dali pra frente podem ser fatais. Então, contesto pra serem consertadas a tempo. Hoje não é pra contestar por 2 motivos: O ano quase acabou. A essas alturas não existe o "daqui pra frente." De novo fomos sufocados em cruzamento na área. Vou reclamar que temos que corrigir a tempo? Erramos o ano todo, não é na 38ª rodada que a zaga se acertará. O outro motivo é o time que jogou: Alvim, Fierro, sem centro avante (critico essa moda no futebol, não só no Flamengo). Comparando, é ir de reservas pra poupar pra um torneio paralelo. Ninguém reclama da atuação do time porque o time é outro. Então, se vencer da maneira mais bizonha possível, foi perfeito! Você entrou com time B, poupou a equipe e ainda marcou 3 pontos.

Agora é por os pés no chão pra não deixar escapar a "conquista" (coloco aspas porque bato na tecla de que vaga na Libertadores só serve dependendo da campanha na mesma) praticamente assegurada. Não preciso lembrar situações ganhas que perdemos ou quase perdemos. Por mais memória curta que seja a torcida, há 3 bem marcantes e bem recentes que todo mundo de certo lembra. É não deixar o clima de já ganhou tomar conta, porque se perdermos o jogo, precisaremos secar inimigos com jogos mais fáceis que o nosso. O grenal é no Beira Rio e o Grêmio não tem mais porra nenhuma em jogo; o Figueira joga fora, mas o Avaí é totalmente inferior e já caiu; O Coxa é mais ou menos o mesmo caso do Figueira, mas o Atlético ainda pode escapar, logo, creio num jogo mais duro. Mas é fazer o nosso e esquecer isso.

Viram o sorteio dos grupos na Libertadores? Pena que o Bota não ganhará do Flu, mas eu queria MUITO a gente passando eles. Assim não iríamos à pré Libertadores (a pré é moleza o caralho, vejam o Corinthians) onde brasileiros pegarão o Colômbia ou o Bolívia 3, ou seja, altitude. Mas o principal motivo de eu querer passar o Fluminense é pra cair no grupo: Zamora da Venezuela; Argentina 2, será o Boca Juniors (ao menos o Velez, ganhou o clausura e é o Argentino 1. Então, creio que o campeão do Apertura é o 2. Como nem Deus tira do Boca...); o vencedor de Peru 3 e Argentina 5. A não ser que o Peru 3 seja de Cuzco ou Arequipa (ambas 2 mil metros acima do nível do mar), a tendência é passar o Argentina 5. Na Argentina uma vaga é da equipe que foi mais longe na sul americana. Seria o Velez, mas como ele já tinha vaga, irá o Arsenal. As restantes da Argentina são dos 2 primeiros somando os 2 torneios. Fiz os cálculos aqui rapidinho (depois confirmo se é isso mesmo), e atualmente está assim (ainda faltam 3 rodadas):

Lanús 35 + 24 = 59
Godoy Cruz 34 + 20 = 54
Tigre 25 + 27 = 52
Independiente 29 + 20 = 49
Racing 23 + 25 = 48

        Quero esse grupo porque quero logo uma pedreira pra já vermos que o ritmo na Libertadores é outro. Falei especialmente quando perdemos pra La U, o Flamengo TEM URGENTEMENTE QUE APRENDER a jogar competições desse tipo assim (releiam). Pra isso, nada melhor que pegar o Boca, e se possível o Independiente (apesar de bem difícil não dar o Tigre). Os maiores campeões da Libertadores, torneios internacionais no continente e duas torcidas que põem pressão a vera na cancha. Seria ótimo, mas é difícil o Flu perder. O mais provável é que peguemos a penúltima vaga e aí a gente enfrenta o Bolívia 3 na pré, e se vencer teremos no grupo: Paraguai 1, não sei a tabela lá, mas pode ser um jogo razoável como Olimpia (tri da competição), Libertad (eliminou o Flu esse ano), ou o Cerro Porteño; Equador 2, é quase impossível (se é que é possível) fugir da altitude; Argentina 3, só por um milagre não será o Lanús, já que ainda enfrenta o 17º lugar (Olimpo) e o 18º (Newell's Old Boys). (Os jogos são em casa, mas o Lanús no Apertura pontuou mais fora que em casa)

No caso de perdermos e um time nos passar (nem quero pensar em perder, mas adianto pra livrar vocês desses cálculos e projeções) a gente pega o Colômbia 3. Pode ou não na altitude. Lembro que de lá veio o Tolima que eliminou o Corinthians esse ano. Passando teremos no grupo Santos; Bolívia 2, precisa nem repetir o problema rs; Peru 1, que já falei acima também o único problema. Fora isso basta lembrarmos do Coronel Bolognesi que foi possivelmente o pior time da Libertadores 2008.

É isso. Falei bastante do nosso futuro na Libertadores e parece que esqueci meu próprio aviso de manter os pés no chão pra não perder a vaga na mão. Domingo é sem Diego Souza e sem Juninho que o Vasco vai a campo. Na época do Eurico, o Edmundo era expulso no 1° jogo da final e jogava o 2º. O Romário era substituído contra o São Caetano, e a partida remarcada começava do 0 aos invés de onde parou. Enfim, os de boa memória tão com saudades do Eurico, mas como o povo tem memória curta e como diz o Rocha no Tropa de Elite: "cada cachorro que lamba sua caceta". A torcida do bacalhau há semanas chora que não ganhará porque roubaram pro Corinthians o ano todo etc. Acreditem se quiser, um dia ouvi no bar 2 vascaínos discutindo eis que um fala que roubaram todos os rivais do Corinthians. Roubaram o Vasco, o Fluminense, o Botafogo, não marcaram nenhum pênalti pro Flamengo. Isso mesmo! O cara falou que roubaram o Flamengo hahaha. Tão vendo só como é ridículo reclamar de juiz? Depois se quiserem listo várias vezes que o Vasco foi ajudado. Todo time é baleado, mas cai atirando. Domingo pegaremos o Vasco abalado após a eliminação da Sul Americana (se tudo der certo), com desfalques cruciais e pelo que vimos contra o Flu, nervosinho que o campeonato está comprado. Quero mais que venham com todos esses problemas e que possamos garantir a porra da vaga e gritar vice de novo, infelizmente, por erros nossos e não de quem não marcou pênalti, não gozaremos os vices com o nosso pau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário