segunda-feira, 13 de junho de 2011

OS NÚMEROS NÃO MENTEM: Atlético-PR X FLAMENGO


Gente, a matemática é simples. Perdeu ponto em jogo bobo, é pra recuperar em jogo difícil. Em 2009 empatamos em casa com Avaí, Barueri, Náutico, Goiás e os dois clássicos do 1° turno; e perdemos pra Palmeiras e Cruzeiro. Em compensação vencemos fora de casa: Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Náutico (nos Aflitos É SIM difícil, e times tentando não cair, no final sempre fazem campanhas boas) e Corinthians; e empatamos jogos difíceis e com adversários diretos como São Paulo, Atlético-PR e Internacional. Faça as contas e veja quantos pontos perdemos e quantos fizemos. Isso, os mesmos 18 pontos.



Falei que o jogo de ontem era chato. E daí que o Atlético tinha três derrotas? E daí que ainda não tinham marcado gol? Nunca os vencemos na Arena da Baixada, são 12 jogos com 9 vitórias deles e 3 empates, com direito a jogos memoráveis: brasileiro de 2004, ganhávamos por 1 x 0 gol do Junior Baiano e eles viraram com dois gols nos acréscimos; ano passado a gente jogando melhor e brincando de perder gol, aos 37 do segundo eles marcam o gol da vitória em lance de escanteio. É o que eu disse no último post: empatar lá não é ruim, mas tornou-se porque já havíamos empatado com o ridículo Bahia e com o Corinthians dentro de casa.


Não adianta olhar tabela agora e falar que estamos nessa ou naquela posição, atrás desse ou daquele time. Primeiro porque em 3 jogos da pra um time do Z-4 entrar no G-4, então nem perco tempo, ainda. Segundo: Quando vão entender que CAMPEONATO PONTOS CORRIDOS NÃO SE PERDE PRA TIME A OU B, PERDE-SE PRA VOCÊ MESMO? Quer ver um exemplo GRITANTE? Em 2008, o Grêmio venceu o São Paulo dentro do Morumbi por 1 x 0 no 1° turno, no returno repetiu o placar dentro do Olímpico. Mas o Grêmio foi vice-campeão ficando atrás de quem? É, do São Paulo. Como é que podem falar que o Grêmio perdeu o campeonato pro São Paulo se ganhou dele nos dois jogos? O Grêmio perdeu nas outras rodadas quando deixou de marcar pontos aqui e acolá. Em 2009 o São Paulo precisava de duas vitórias pra ser campeão, aí o time dono da melhor zaga, que ainda não tinha tomado 4 gols em NENHUM jogo, foi e perdeu de 4 pro Goiás sendo ultrapassado por Inter e Flamengo. Aí querem vim de bla bla bla que não foram campeões porque o Corinthians entregou o jogo e porque o Botafogo enfrentou eles com jogador dopado. Não foram campeões porque pipocaram e perderam quando não podiam. Já perceberam que quando acaba o campeonato, o torcedor do time perdedor fica: se não fosse tal jogo assim, se não fosse aquele gol assado, se não fosse o juiz naquela partida etc. Só que NÃO EXISTE “SE”. Todo time vai ter algum vacilo em 38 rodadas, ganha quem tiver menos “se”.


Nossos próximos jogos são quatro no Rio e um em Minas (Flamengo x Botafogo, Flamengo x Galo, América-MG x Flamengo, Flamengo x São Paulo e Fla x Flu). Nada melhor que ganhar um clássico pra ficar com a moral elevada. Nesses jogos, o ideal é na PIOR das hipóteses, marcar 11 pontos. Em 15 disputados, 11 corresponde a 73,3%. Desde que o campeonato é pontos corridos com 20 times, o máximo que fizeram foi 78 pontos, o que corresponde a 68,4% (já disse que esse ano está nivelado demais e duvido que chegue nisso). Com esses 73,3% a gente recupera um pouco do início ruim, e ainda vai somando gordura. É importante ir somando um pouco mais, além de nossa tabela no 1° turno ser mais fácil, teve time que perdeu ponto por estar em duas competições, tem time que perderá jogador pra Copa América etc. No 2° turno a gente tem a sul-americana, aí não sei qual vai ser. Podemos entrar de corpo mole e ser eliminado de cara (não atrapalhando no brasileiro), como foi em 2009. Ou então, a gente pode ir seguindo, aí gera aquela dúvida do que priorizar entre os dois e pode atrapalhar. Por isso o melhor caminho pro nosso 7° caneco (pra ser o time com mais títulos nacionais junto do Palmeiras) seria começar bem, ao invés de fazer o que fizemos em 2009.


Falando do jogo de ontem e deixando a numerologia de lado. Que merda de jogo hein! Tirando Felipe, Willians e Renato, não salvou ninguém. O Thiago Neves nosso melhor jogador não jogou nada. Claro que às vezes o cara ta no dia ruim, mas depois que Leo Moura e Juan voltaram da seleção jogando nada, tenho até medo. Falando em lateral, os nossos ontem, que tristeza! O Flamengo ta mal no campeonato, mas não estava e nem está em crise (espero que nem venha a ficar). Quem tava em crise era o Atlético. Ontem o Atlético marcou pesado e não deixou a gente jogar. O Atlético queria empatar, e nosso meio sem criatividade alguma. Bottinelli, Ronaldinho e Thiago Neves nada fizeram. Quando os meias não decidem devido à marcação, ou você abre as laterais (o que não foi feito), ou então você chuta de longe. Por isso as melhores chances vieram em bola parada. Nosso gol nasceu de um erro deles, nem há o que elogiar. Falando em zaga, melhor deixar a nossa pra lá. Ontem o Felipe teve que trabalhar, mas ele não sabe pegar no batente quando o assunto é sair do gol, cada escanteio é um Zico nos acuda. Mas nem tem o que reclamar do Felipe (não tomamos gol por erro dele), sim de quem fez falta ali (Junior Cesar).



Domingo que vem a gente ganha. Podem me cobrar. Clássico é clássico e Flamengo x Botafogo eu sou mais a gente. Vamos ganhar jogando mal ou jogando bem, mas vamos ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário