quinta-feira, 16 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE GANHAR CLÁSSICOS


        Vamos ver um exemplo CLARO dessa importância: em 2003 o Botafogo tava na série B. Vencemos o Flu por 4 x 1 no 1° turno e por 1 x 0 no 2°; contra os vermes foi 2 x 1 nos dois. Marcamos 12 pontos nesses jogos e ficamos com o 8ª lugar aquele ano (nada grandioso, mas foi o melhor desde 97).

         Em 2004 o Botafogo voltou e empatamos ambos os turnos em 0 x 0. Perdemos pro Flu de 2 x 1 e pro vasco de 1 x 0 nos dois turnos. Marcando apenas 2 pontos e ficando em 17°, 4 pontos e 4 posições acima do Z-4. Se repetido fosse o feito de vencer todos, terminaríamos em 8°. No épico ano de 2009, o vasco tentou atrapalhar tirando 6 pontos que sempre ganhamos contra eles. Marcamos 8 nos 12 em jogo: 0 x 0 e depois 2 x 0 no Flu e 2 x 2 e 1 x 0 no Botafogo. Sem os 8 pontos, o épico título se tornaria um sem graça 6° lugar.

         Claro que esse cálculo em qualquer conjunto de seis jogos onde se perdeu muitos pontos faz uma diferença grande. Falo dos clássicos porque como sabemos, a supremacia do Flamengo é inquestionável. Sem contar que temos o melhor elenco do Rio e ganhamos o carioca sem perder nenhum jogo. Antes de falar que ganhamos empatando, vencemos o vasco na Guanabara e na final jogávamos pelo empate (claro que nos pênaltis venceríamos), quem tinha que ganhar eram eles. O Botafogo, vencemos jogando bem na Taça Rio. Na Guanabara realmente o jogo foi de igual pra igual, o único. Contra o Flu, jogamos a sem o Leo Moura que saiu aos 5 minutos, Ronaldinho não estava em campo (podem reclamar que ele não tá jogando, mas o Flamengo entrou com o Fernando graças à ausência dele) e nosso lateral esquerdo ainda era o Alvim.

         Falando no domingo, o Botafogo ultimamente quando ganha de nós uma vez, fica sem ganhar 10. Vale lembrar também que o time dele é a mesma coisa há 2 anos, chuta pra área pro Loco fazer. Realmente o ponto fraco do nosso goleiro é a bola aérea. Mas ainda assim tem muito mais coisa pesando ao nosso favor. Mantenho a fé na boa sequencia de pontos que falei dois posts atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário