quarta-feira, 17 de agosto de 2011

17ª RODADA. NUNCA FOI TÃO FÁCIL SER CAMPEÃO


Mengão só joga amanhã. Melhor ainda. Hoje a gente passa a noite dando uma secada e amanhã vamos a campo sabendo os resultados. Falei no último post que os Manos não vão ter jogo fácil. Não me surpreenderei se assumirmos a ponta nessa rodada. O Botafogo pega o Inter no Beira-Rio. Geral torcendo pro Inter, porque tão piores na tabela e pra secar o Botafogo. Nem to nessa. O Inter é mais time e se acertando durante o campeonato dará trabalho. O Botafogo, já sabemos, daqui a pouco CBF, Sindicato dos árbitros, Federação Brasileira de Árbitros etc. vão fazer os juízes atrapalharem o Botafogo. Logo logo o buá buá começa. Nem irão à Libertadores e o velho jargão “Há coisas que só acontecem com o Botafogo” vai aparecer. Ainda hoje, o Vasco pega o Avaí fora, na teoria não terão maiores problemas, o Avaí é dos piores mandantes, mas futebol não é ciência exata. Então, só vendo. Hoje, é isso que nos interessa.

Creio que pela 1ª vez em muito tempo os jogos da 5ª valem mais que os da 4ª. Nossos rivais São Paulo e Palmeiras, assim como o Vasco, não devem encarar maiores dificuldades. O São Paulo, melhor visitante, enfrenta fora o 20° lugar, que só venceu 2 jogos. O Palmeiras, em casa, pega o razoável Bahia. Também não é dos jogos mais difíceis, mas o Bahia já venceu fora de casa Fluminense e o Atlético-PR (apesar da colocação, vencê-los lá é difícil), e empatou com o Vasco que é candidato a título, logo...

Por último, o jogo mais importante. Há um ditado comum na Fórmula 1: “Chegar é uma coisa, passar é outra.” Há ainda outro ditado que volte e meia atletas dos mais variados esportes usam: “Chegar no topo é difícil, se manter lá é mais difícil ainda.” Finalmente recuperamos os pontos perdidos naquela série infeliz de 4 empates seguidos. Agora, quem a série infeliz é do Corinthians. Nós temos que aproveitar nossa fase e ir somando. No início do campeonato ficamos preocupados com eles abrindo vantagem. Agora a situação se o inverteu! Ainda não tá tão visível porque ambos temos 33 pontos e eles tão em 1° pelo número de vitórias. Ilusão! Deixa chegar a 3ª rodada do returno (jogo de volta contra eles) e vamos ver quem vai estar na frente.

Assim como São Paulo e Palmeiras, nosso jogo não é dos mais difíceis, mas nunca é demais bater na tecla e lembrar o chato fato de que já perdemos pontos bobos. Não relembro pra cornetar, mas pros erros não se repetirem. “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la” – Ernesto Che Guevara. “A História só se repete em forma de farsa ou de tragédia” – Marx e Engels. Não vamos deixar a tragédia se repetir justo nesse momento. Foda-se a ausência de Gaúcho e Renato. Temos o vice-artilheiro no time, Thiago Neves, Bottinelli etc. Todos seriam titulares no time deles. Nosso banco é melhor que o time deles. Além disso, só ganharam fora uma vez, quando o Coritiba poupava jogadores por causa da Copa do Brasil. Logo, é entrar com seriedade, sem graça que a gente ganha e soma mais 3 pontos.

Ainda em cima das frases do Che Guevara e do Marx e Engels. Nunca foi tão fácil ganhar um brasileiro. NUNCA! Os outros times são todos piores que o nosso. No começo do ano reclamavam de problemas na lateral esquerda, zaga, ataque e que o Ronaldinho ganhava muito pra pouca bola. O Gaúcho agora é incontestável! A deficiência na lateral ta mais que concertada! O ataque sempre disse pra não contratar caralho nenhum e tava certo! Pra zaga foram contratados o Gustavo e o Alex. O Gustavo foi bem contra o Atlético-PR e amanhã o Alex vai fazer o mesmo. Com a deficiência na zaga já estávamos invicto, agora então vai ser mais difícil ainda nos bater. Temos 70,8% de aproveitamento e nosso time tá mais forte a cada dia, vejam os aproveitamentos dos campeões na era pontos corridos e entendam porque fiz aquele esquema de pontuação a cada 4 jogos e porque bato na tecla que nunca foi tão fácil pra a gente ganhar um campeonato:

2003 – Cruzeiro – 72,4%
2004 – Santos – 67,4%
2005 – Corinthians – 64,3%
2006 – São Paulo – 68,4%
2007 – São Paulo – 67,5%
2008 – São Paulo – 65,8%
2009 – Flamengo – 58,8%
2010 – Fluminense – 60,5%
2011 – SEREMOS CAMPEÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário